Recentemente, tomei um café com um gerente sênior de uma multinacional de produtos de consumo. Ele, que estava incomodado com as ritmo da progressão da sua carreira, queria insights sobre como acelerar sua trajetória profissional. Depois de ouvir com atenção sua história e inquietações perguntei: o quão essencial você é à sua empresa?
Pensando nisso, conversei com vários CEOs e consolidei uma lista de sete itens para você descobrir o quanto é essencial. Para deixar essa reflexão ainda mais prática, dê a si mesmo uma nota de 0 a 5 sobre o quanto genuinamente concorda com cada uma das frases abaixo:
- Meus resultados são acima da média dos meus pares e importantes para a empresa cumprir suas metas;
- Sou visto como protagonista e me antecipo às necessidades da empresa para atingir melhores resultados;
- Meu líder depende mais mim do que eu dependo dele. Sem mim, ele não poderia cuidar das suas outras prioridades;
- Represento bem os valores e cultura da empresa, e sou usado como exemplo pelo time de people quando necessário;
- Sou chamado para projetos multi departamentais e atuo em grupos de soluções dos problemas que aparecem na empresa;
- Meus clientes externos ou internos sempre elogiam meu jeito de ser e meu compromisso fora do usual para entregar o melhor sempre;
- Muita gente no mercado sabe da minha importância, resultados, resiliência e dedicação ao meu trabalho.
Se sua nota foi acima de 30, parabéns! Você é essencial para sua empresa. Já se você tirou entre 25 e 29 pontos, você é importante. Abaixo disso, eu te convidaria a refletir onde atuar para conseguir um aumento na sua nota na próxima autoavaliação.
Quando enviei esse checklist ao meu mentorado, a nota que ele se deu foi 25. Bem abaixo do que ele esperava de si mesmo. Foi o que chamamos de “wake up call”, um despertador. Mais importante do que a nota, foi a conscientização sobre onde focar suas energias e quais planos construir para uma evolução no quesito essencial.
É lógico que essa lista não é definitiva e nem tem a intenção de ser determinística. O ponto aqui é te estimular a fazer uma autorreflexão sobre a sua posição relativa à empresa e ao mercado, e provocar áreas de foco para a sua evolução.
Se você tiver espaço, pode até ir além. Procure o head ou diretor de RH da sua empresa, mostre essa lista a ele e receba insights para uma lista mais customizada de acordo com o tamanho, setor de atuação e prioridades da empresa no momento. Esse seria um mapa ainda mais claro de onde você deve investir seu tempo e esforço.
Outro ponto: mesmo que você tenha se avaliado com uma nota bem alta, não durma no ponto. Sempre há espaço para evoluir e se desenvolver. E não se esqueça de repetir essa autoavaliação a cada seis meses. O mundo muda tanto que as lideranças e prioridades da sua empresa podem ter mudado também. Então, assim como se deve fazer no check-up de saúde, monitorar sempre faz com que você atue mais rápido e de forma eficaz.