A incorporadora Direcional, que atua no segmento popular, terminou o primeiro trimestre com R$ 653,5 milhões em valor geral de venda (VGV) lançado, crescimento de 7% sobre o mesmo período de 2023. Do total lançado, 60% foram de unidades da marca Riva, usada pela Direcional em empreendimentos que não se enquadram no programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).
As vendas líquidas somaram R$ 1 bilhão no mesmo intervalo, crescimento de 56,2% em termos anuais. Desse montante, quase 60% foram unidades com a marca Direcional, do MCMV.
A velocidade de venda, medida pelo índice de venda sobre oferta (VSO) foi de 22%, crescimento de cinco pontos percentuais em um ano.
O estoque da Direcional soma R$ 4 bilhões em VGV, dos quais 2% são relacionados a unidades já concluídas. No primeiro trimestre do ano passado, o estoque somava R$ 3,4 bilhões em VGV.
De janeiro a março, a companhia adquiriu 13 novos terrenos. No total, seu banco de terrenos é avaliado em R$ 34 bilhões em termos de VGV.
Houve queima de caixa de R$ 58 milhões no período, ante geração de R$ 8 milhões há um ano. Segundo material que acompanha os dados da prévia operacional, divulgada nessa quinta-feira (11), o consumo ocorreu em decorrência da aceleração do crescimento operacional da companhia.