Solução low-code com IA da OutSystems impulsiona o ciclo de software generativo | OutSystems

Redação
Redação

Na busca por produtividade e soluções eficazes, a OutSystems lançou em outubro o Mentor, primeiro “trabalhador digital” para o ciclo completo de desenvolvimento de software (SDLC). A empresa, que é líder global na transformação da inovação, desenvolveu esta tecnologia para simplificar a geração de aplicações por meio de low-code, que usa uma interface gráfica, e GenAI, inteligência artificial generativa para criar aplicações por meio de linguagem natural.

Mentor pode ser usado desde a criação de sistemas até a automação de tarefas repetitivas — Foto: Divulgação/OutSystems

Essa tecnologia permite criar aplicações full-stack funcionais a partir de interface visual intuitiva. Os desenvolvedores ainda podem fazer ajustes rápidos, implementar atualizações e aprimorar o código ao interagir com a inteligência artificial. Desta forma, as aplicações são desenvolvidas com muito mais rapidez e segurança, já que a ferramenta garante que os sistemas sejam criados corretamente desde o início.

Além disso, o Mentor traz uma abordagem de “shift-left”, ou seja, permite que os desenvolvedores comecem mais cedo na produção das aplicações para oferecer uma prototipagem mais rápida. Basta fazer uma breve descrição da aplicação a ser desenvolvida para que a ferramenta gere uma versão preliminar.

Mentor permite que os desenvolvedores comecem mais cedo na produção das aplicações  — Foto: Divulgação/OutSystems
Mentor permite que os desenvolvedores comecem mais cedo na produção das aplicações — Foto: Divulgação/OutSystems

Outra vantagem é que o Mentor evita problemas como código órfão, baixa qualidade de código e falta de transparência e explicabilidade. A ferramenta também reduz o acúmulo da dívida técnica e permite o desenvolvimento por meio de IA, o que promove a elaboração mais rápida das aplicações.

Segundo Carlos Sapateiro, Regional Sales Director da OutSystems Brasil, a companhia pretende que o Mentor atue como um “copiloto” transformador, orientando e auxiliando os desenvolvedores, mantendo a qualidade e gerenciando a complexidade do código ao longo do tempo.

“Acreditamos firmemente que o futuro trará uma aceleração das plataformas integradas alimentadas por IA, como a OutSystems, que combinam desenvolvimento visual com linguagem natural para reduzir o tempo necessário para construir, manter e evoluir aplicações. O ciclo de software generativo está aqui, e é emocionante ver o que mais adicionaremos à OutSystems para reduzir o trabalho árduo e aumentar a compressão do tempo em ordens de magnitude”, afirmou Carlos Sapateiro.

Mentor evita problemas como código órfão, baixa qualidade de código e falta de transparência e explicabilidade  — Foto: Divulgação/OutSystems
Mentor evita problemas como código órfão, baixa qualidade de código e falta de transparência e explicabilidade — Foto: Divulgação/OutSystems

A OutSystems é pioneira na criação de uma plataforma de low-code integrada com inteligência artificial. O Mentor funciona como uma evolução dessas tecnologias, oferecendo funcionalidades para facilitar o desenvolvimento e a automação de processos ao criar aplicações.

Segundo Rodrigo Soares, Solutions Architect Manager Latam da OutSystems, a companhia tem investido fortemente em duas camadas separadas de geração de código. “Geramos abstrações e conceitos de negócios de alto nível com GenAI e, em seguida, usamos o gerador de código determinístico da OutSystems, testado por mais de 20 anos, para criar código funcional”, explicou.

Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo