Diante da possibilidade “relevante” de uma desaceleração do ritmo de redução da Selic de 0,5 ponto percentual para 0,25 ponto já em junho, a Santander Asset Management elevou sua projeção para o juro básico no fim deste ano de 8,5% para 9%. A gestora, porém, espera que, no próximo ano, a taxa chegue a níveis ainda mais baixos e caia a 8,5%.
Em carta divulgada nesta quarta-feira, a gestora diz reconhecer que existe um risco para cima em torno da projeção de Selic para o fim deste ano, “com chance de o Copom, eventualmente, efetuar uma pausa no processo de redução dos juros”. Nesse sentido, para a Santander Asset, será necessário monitorar os desdobramentos do quadro fiscal além dos indicadores de inflação e de atividade econômica.
Em relação a março, a Santander Asset elevou sua projeção para o crescimento deste ano de 1,7% para 2,2%, mas manteve a expectativa de que o PIB cresça 2% em 2025. em relação à taxa de desemprego, a gestora reduziu sua estimativa para a taxa média deste ano de 8,5% para 8,2%.