Bom dia. Estamos na sexta-feira, 5 de abril
Cenários
Nesta sexta-feira (5) será divulgado o nível de emprego não-agrícola (“non-farm payroll”) americano referente ao mês de março.
Este será o indicador mais importante do emprego a ser divulgado neste mês, e terá uma importância profunda na formação das expectativas do mercado.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Os três indicadores divulgados nesta semana foram conflitantes. Na terça-feira (3), o relatório JOLTs de fevereiro, equivalente ao Caged brasileiro, ficou levemente abaixo do esperado. Além disso, o número revisado de janeiro foi reduzido ante a estimativa preliminar, o que mostra uma desaceleração do mercado de trabalho.
Porém, na quarta-feira (4), o relatório ADP de março foi bastante acima do esperado e o número revisado de fevereiro superou a estimativa preliminar, indicando justamente o oposto.
E na quinta-feira (5), para terminar, o número de pedidos iniciais de seguro desemprego da última semana de março cresceu e ficou acima do observado na semana anterior, mostrando um aumento das demissões.
Com tantos indicadores conflitantes, os investidores esperam o resultado do “non-farm payroll” para (com sorte) obter uma visão mais clara da situação do emprego nos Estados Unidos
Perspectivas
Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (FED), o banco central americano, tem dito que a política monetária está dependendo dos indicadores econômicos. Ao lado dos índices de inflação e dos números da atividade econômica, os dados do emprego são os mais relevantes para medir a temperatura da economia. Daí a relevância do indicador de hoje.
Indicadores
IGP-DI (Mar)
Observado: – 0,30%
Esperado: ND
Anterior: – 0,41%
Dívida Bruta / PIB (Fev)
Observado: 75,5%
Esperado: 75,5%
Anterior: 75,0%
Dívida Líquida / PIB (Fev)
Observado: 60,9%
Esperado: ND%
Anterior: 60,0%
Emprego não agrícola (“non-farm payroll”) (Mar)
Esperado: 212 mil
Anterior: 275 mil
Desemprego (Mar)
Esperado: 3,9%
Anterior: 3,9%