O índice de gerentes de compras (PMI) do setor industrial dos Estados Unidos subiu para 51,2 em janeiro, de 49,4 em dezembro, informou nesta segunda-feira (03) a S&P Global. O dado indica uma modesta melhora na saúde do setor no início do ano, superando o nível de 50 pela primeira vez em sete meses.
Segundo ele, os participantes da pesquisa apontaram que a incerteza política dissipou-se e a abordagem pró-negócios da nova administração melhorou suas perspectivas. A produção já melhorou em meio ao aumento das vendas domésticas, e as contratações também aumentaram.
No entanto, Williamson alerta que o aumento nos custos de insumos e preços de venda pode se tornar uma preocupação se essa intensificação das pressões inflacionárias for mantida nos próximos meses. “A combinação de pressões de preços mais altas juntamente com o crescimento econômico acelerado e o aumento do emprego não é tipicamente propício ao corte das taxas de juros”, diz.
O PMI industrial dos EUA calculado pelo Institute for Supply Management (ISM) subiu para 50,9 em janeiro, ante 49,3 em dezembro.
Segundo o ISM, o índice de novos pedidos avançou de 52,1 em dezembro para 55,1 em janeiro, enquanto o índice de preços foi de 52,5 para 54,9.
O índice de emprego subiu de 45,4 para 50,3, enquanto o índice de estoques caiu de 45,9 para 44,9. O índice de produção subiu de 49,9 para 52,5.