Os 10 melhores filmes sobre Hackers

Redação
Redação

Para quem não sabe, um hacker é alguém que usa habilidades técnicas para explorar sistemas de computador, redes ou software de maneira criativa e, às vezes, não autorizada. Embora muitas vezes sejam retratados de forma negativa na mídia, os hackers têm uma variedade de motivações e habilidades, que vão desde buscar vulnerabilidades para segurança até causar danos ou obter ganho pessoal.

No cinema, sua figura passou a ganhar destaque na década de 90. Ao longo dos anos, as representações sobre eles tornaram-se mais profundas, explorando suas nuances e complexidades. 

Leia mais:

Diante disso, compilamos os 10 melhores filmes dos mais variados tipos que retratam a figura dos Hackers.

Piratas de Computador (1995)

Hackers (1995) / Crédito: MGM/UA Distribution Co. (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

Um dos primeiros filmes a abordar o mundo dos hackers com destaque é este thriller de 1995, época em que a internet estava em pleno crescimento e expansão. 

Com a presença de Angelina Jolie em início de carreira, “Piratas de Computador” acompanha um grupo de jovens hackers de Nova York que se envolvem em uma tentativa de roubo. 

O líder é um jovem considerado uma lenda no mundo hacker (Jonny Lee Miller), que aos 11 anos derrubou milhares de computadores em Wall Street.

Quebra de Sigilo (1992)

Sneakers (1992) / Crédito: Universal Studios (divulgação)
  • Disponível para alugar e comprar na Apple TV e Amazon Prime Video.

Com um elenco estelar, “Quebra de Sigilo” conta com Robert Redford, Dan Aykroyd, Ben Kingsley, Mary McDonnell, River Phoenix, Sidney Poitier e David Strathairn. 

O filme segue um ex-hacker (Redford) que lidera uma equipe de especialistas que invade sistemas de segurança para avaliar sua vulnerabilidade a pedido de empresas como bancos. 

Contudo, as coisas mudam quando a equipe é chantageada por agentes do governo para roubar uma “caixa-preta”.

O Quinto Poder (2013)

The Fifth Estate (2013) / Crédito: Star+ (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Star+.

Este suspense dirigido por Bill Condon é uma cinebiografia sobre o polêmico site WikiLeaks. 

O longa é estrelado por Benedict Cumberbatch como o editor-chefe e fundador da WikiLeaks, Julian Assange, e Daniel Brühl vive o seu ex-porta-voz, Daniel Domscheit-Berg. 

O filme explora a ascensão meteórica do WikiLeaks e seu papel em expor documentos confidenciais de governos e corporações ao público.

Duro de Matar 4.0 (2007)

Live Free or Die Hard (2007) / Crédito: Star+ (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Star+.

O quarto filme da franquia “Duro de Matar” traz John McClane (Bruce Willis) enfrentando hackers ciberterroristas. 

Na trama, o detetive McClane tenta deter um ciberterrorista (Timothy Olyphant) que está realizando uma série de ataques coordenados contra o sistema de infraestrutura dos Estados Unidos.

Invasores – Nenhum Sistema está a Salvo (2014)

Who Am I – Kein System ist sicher (2014) / Crédito: Sony Pictures Releasing (divulgação)
  • Disponível para assistir gratuitamente no NetMovies, Pluto TV e Runtime.
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video e Looke.

Produção alemã, “Invasores – Nenhum Sistema está a Salvo “ é um filme de suspense centrado no universo dos hackers em Berlin. 

O filme segue um jovem solitário que se une a um grupo subversivo de hackers que buscam fama mundial.

Marcação Cerrada (Masterminds, 1997)

Masterminds (1997) / Crédito: Columbia Pictures (divulgação)

Mais um filme noventista para a lista, “Marcação Cerrada”, traz comédia e ação e conta com o ator Patrick Stewart no elenco, que vive um especialista em segurança e é o vilão da história. 

O filme segue um adolescente prodígio da informática e talentoso hacker que também é mestre em causar confusão (Vincent Kartheiser). 

Contudo, suas habilidades hackers serão úteis quando a escola da qual ele foi expulso é tomada pelo vilão, que utiliza seu sistema de segurança aplicado na instituição para sequestrar os alunos e obter milhões em resgate.

23: Nada é o Que Parece (1998)

23 – Nichts ist so wie es scheint (1998) / Crédito: Claussen+Wöbke Filmproduktion (divulgação)

Baseado em fatos reais, “23: Nada é o Que Parece” é um filme alemão que segue a vida de Karl Koch, um hacker de Hannover envolvido em um caso de espionagem no contexto da Guerra Fria. 

Situado nos anos 1980, o filme segue o jovem órfão Karl Koch (August Diehl), que acessa as BBS (bulletin board systems eletrônicos) para discutir teorias da conspiração. Entretanto, quando ele conhece David (Fabian Busch), eles começam a invadir computadores militares e do governo. 

Contudo, seguindo suas crenças políticas, ele passa a espionar para a KGB e acaba entrando em um mundo de drogas, paranoia e conspiração.

A Senha: Swordfish (2001)

Swordfish (2001) / Crédito: Warner Bros. Pictures (divulgação)
  • Disponível para alugar e comprar no Amazon Prime Video.

John Travolta, Hugh Jackman, Halle Berry, Don Cheadle, Vinnie Jones e Sam Shepard estrelam o suspense “A Senha: Swordfish”, que aborda o mundo do ciberespaço no contexto dos anos 2000.

No filme, um ex-presidiário e um dos melhores hackers do mundo (Jackman) é recrutado por um misterioso espião (Travolta) para participar de um elaborado plano de roubo envolvendo bilhões de dólares.

Hacker (Blackhat, 2015)

Blackhat (2015) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Star+ e Telecine.

Apesar de ser dirigido pelo renomado Michael Mann, “Blackhat” foi um grande fracasso de bilheteria. 

O filme de suspense e ação é estrelado por Chris Hemsworth, que vive um hacker condenado por crimes virtuais. Ele é libertado da prisão para ajudar as autoridades americanas e chinesas a rastrear um criminoso cibernético que está causando estragos em instituições financeiras ao redor do mundo. 

O elenco ainda conta com Tang Wei, Viola Davis e Wang Leehom.

Jogos de Guerra (1983)

WarGames (1983) / Crédito: United International Pictures (divulgação)
  • Disponível no MGM Amazon Channel e MGM Apple TV Channel.
  • Disponível para alugar ou comprar no Apple TV.
  • Disponível para alugar no Amazon Prime Video.

Sucesso de público e crítica, “Jogos de Guerra” é cultuado por ser um dos primeiros filmes a popularizar temas como hackers e tecnologia da informação. O filme é estrelado por Matthew Broderick, que vive um jovem hacker que, sem querer, inicia um conflito que pode levar à Terceira Guerra. 

O jovem entra no sistema de um supercomputador militar dos Estados Unidos programado para executar uma guerra nuclear contra a União Soviética e inadvertidamente dispara um alarme de guerra.

O longa é dirigido por John Badham e ainda conta com Dabney Coleman, John Wood e Ally Sheedy no elenco.



Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *