O negócio bilionário que surgiu de um hobby

Redação
Redação




A Track & Field (TFCO4) fechou 2023 com mais de 360 lojas, mais de R$ 1 bilhão em vendas e como a maior produtora de corridas de rua da América Latina. Mas a raiz de tudo começou em 1988, quando três adolescentes que gostavam de praticar esportes e não encontravam roupas adequadas para isso procuravam uma forma de conseguir um dinheiro extra.

Fred Wagner, Alberto Azevedo e Ricardo Rosset começaram a vender camisetas nos intervalos das aulas no Colégio Santa Cruz, em São Paulo. Mas, antes de chegar nesse modelo de negócio, Wagner e Azevedo testaram um outro negócio: criação de escargots. “Faltava um certo planejamento estratégico. Mas acabou que uma pessoa na casa dele deixou a gaiola dos escargots aberta e eles fugiram”, conta Wagner, em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo.

Depois desse ‘desvio de percurso’ os três decidiram fazer uma marca esportiva no Brasil. “Na época, não havia marcas esportivas brasileiras. Apenas marcas internacionais e voltadas para alguns modalidades específicas, como futebol”, afirma Wagner.

Sem concorrência direta no país, os três sócios foram fazer pesquisa de mercado fora do país. Eles pegaram um dinheiro emprestados, foram para a Califórnia fazer pesquisa de mercado e, inspirados em uma marca de triatlon, abriram a primeira loja em um shopping novo. “Foi um desafio grande de trabalhar uma marca nova, em um nicho que não existia, e passamos dois anos no vermelho”, relembra Wagner.

Em 1992, a empresa passou pela primeira mudança – de nome e mix de produtos. “Essa foi a nossa primeira virada de chave importante”, afirma. Depois disso, a empresa passou por diversos marcos: começou seu braço de corridas de rua; abriu franquias; inaugurou seu comércio eletrônico; fez seu IPO depois de passar por um longo roadshow.

Uma nova sprint

Em agosto do ano passado, a Track & Field anunciou a saída de Wagner do posto de CEO para assumir o comando do market place TFSports. O executivo está envolvido na TFSPorts desde o início da operação. Com a mudança, Wagner se mantém na vice-presidência de estratégia e novos negócios da Track & Field assim como no conselho de administração da companhia. Fernando Tracanella assumiu em seu lugar como CEO da Track & Field.

A TFSports é considerada uma das principais avenidas de crescimento da companhia. É uma plataforma de eventos esportivos e que conecta pessoas, profissionais, produtos e serviços ligados a um estilo de vida saudável. Tem mais de 400 mil usuários cadastrados (confirmar número). Pela plataforma, o usuário pode se inscrever em eventos esportivos, acessar aulas online pagas e gratuitas.

Com Fred dedicado à operação, a ideia é dar musculatura à TFSports e transformá-la em uma healthtech. A companhia inaugurou um andar na sede em São Paulo, dedicado à operação.

A história da Track & Field e seus planos para o futuro são o tema do episódio desta quarta-feira (10) do Do Zero ao Topo. O programa está disponível em vídeo no YouTube e em sua versão de podcast nas principais plataformas de streaming como ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox e Amazon Music.

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo entra no seu quinto ano de vida e traz, a cada episódio, um empreendedor(a) ou empresário(a) de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio.

O programa já recebeu nomes como o Fernando Simões, do Grupo Simpar; Stelleo Tolda, um dos fundadores do Mercado Livre; o empresário Abílio DinizRodrigo Galindo, chairman da Cogna; Paulo Nassar, fundador e CEO da Cobasi; Mariane Morelli, cofundadora do Grupo Supley; Luiz Dumoncel, CEO e fundador da 3tentos; José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; e contou dezenas de histórias de sucesso. Confira a lista completa de episódios do podcast neste link.

Quer ficar por dentro das principais notícias que movimentam o mundo dos negócios? Inscreva-se e receba os alertas do novo InfoMoney Business por e-mail.

Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo