Assimetrias entre homens e mulheres no mercado de trabalho têm se refletido na percepção deles expressa em redes sociais. Enquanto o tema mercado de trabalho aparece em 49,26% das postagens feitas por mulheres e é bem-visto em apenas 13,62%, dentre os homens, o assunto aparece em 56,09% das postagens e tem imagem positiva em 49,55%, mostra pesquisa Mulheres e as demandas do “Tripé 3S”, do Centro de Pesquisas da Ponto MAP, agência de análise de comportamento dos públicos para avaliação da imagem.
Quando o tema é renda, há menção em 39,26% das postagens de mulheres, mas com apoio de apenas 12,02%. Dentre os homens, o assunto está em 34,46% das postagens e conta com apoio bem maior, de 43,38%.
Para Giovanna Masullo, CEO do Centro de Pesquisas da Ponto MAP, os números refletem as condições do mercado de trabalho para as mulheres. “Elas ganham menos que os homens, não têm oportunidades iguais e dificilmente conseguem promoção de carreira”, afirma. “Isso gera maior descontentamento em relação aos homens. A confiança e o apoio das mulheres são mais deteriorados porque não há equidade no mercado profissional.”