Tudo sobre Artemis
Um acordo entre Estados Unidos e Japão, firmado nesta quarta-feira (10), vai viabilizar a ida do primeiro astronauta não-estadunidense e japonês à Lua. Ele embarcará na missão Artemis, da NASA.
O acordo também prevê outro astronauta japonês em missão futura. Do lado do Japão, o país vai fornecer veículo espacial pressurizado para a missão estadunidense.
Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar:
Acordo entre Japão e EUA para missões na Lua
Segundo o Space Policy Online, o acordo foi firmado em encontro entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e o primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, em Washington (EUA).
A cooperação espacial entre os dois países foi só um dos tópicos abordados na conversa e na conferência de imprensa posterior, na Casa Branca.
Ficou acordado que dois astronautas japoneses se juntarão em futuras missões da NASA à Lua. Um deles (o que for primeiro) será o primeiro não-estadunidense a pousar na superfície do satélite natural. Vale lembrar que, por não-estadunidense, o acordo se refere a pessoas de fora de Estados Unidos e Canadá, já que um astronauta canadense será o comandante da próxima missão lunar.
Em troca, o Japão vai fornecer veículo espacial pressurizado que ficará à disposição da agência estadunidense para usar na Lua. Ele está sendo construído pela Toyota e pela Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA). Veja uma demonstração do conceito:
Quando a missão Artemis vai acontecer
- A administração estadunidense já havia anunciado que o programa Artemis, rumo à Lua, incluiria astronautas internacionais até o final desta década;
- A próxima missão acontecerá em setembro do ano que vem, mas sem o astronauta japonês. Não está claro em qual edição da missão ele embarcará;
- O nome dos astronautas japoneses não foi revelado.
Missão Artemis, rumo à Lua
Apesar de não haver data para lançar o astronauta japonês, a missão Artemis 2 já tem lançamento previsto para setembro de 2025.
Ela vai incluir o astronauta canadense Jeremy Hansen como comandante da missão, além de outros três astronautas. Eles voarão rumo à Lua e voltarão como a primeira tripulação a bordo da cápsula Orion.
Como parte do plano da NASA de lançar não-estadunidense à superfície lunar, as missões Artemis 4 e 5 incluirão astronautas da Agência Espacial Europeia (ESA).