Inscrições abertas para a segunda etapa do Revalida 2023/1

Redação
Redação

Estão abertas as inscrições para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/1. Os interessados devem se inscrever por meio do Sistema Revalida até o dia 19 de maio, próxima sexta-feira. Durante esse período, também é possível solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social. 

Estão aptos à inscrição: 

– Aprovados na 1ª etapa da edição 2023/1; 
– Aprovados na 1ª etapa da edição 2022/2 e reprovados na 2ª etapa da edição de 2022/2; 
– Aprovados na 1ª etapa da edição 2022/1 e reprovados na 2ª etapa da edição de 2022/1. 

TAXA – o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 4.106,09, pode ser realizado até o dia 23 deste mês. Não serão aceitos pagamentos por meio de depósito em caixa eletrônico, cartão de crédito, PIX, transferência ou depósito em conta corrente. 

SEGUNDA ETAPA – a prova de habilidades clínicas acontecerá nos dias 24 e 25 de junho. O Exame é estruturado em um conjunto de 10 estações, em que o participante deverá realizar tarefas específicas das cinco grandes áreas: 

– Clínica médica; 
– Cirurgia geral; 
– Pediatria; 
– Ginecologia e obstetrícia; 
– Medicina da família e comunidade – Saúde coletiva. 

O participante percorrerá um conjunto de cinco estações no primeiro dia de provas e outras cinco no segundo dia. A avaliação envolverá situações-problema e apresentação de casos, tendo como referência conteúdos, habilidades e competências dos cinco grandes eixos da formação e do exercício profissional e os objetos descritos na matriz de referência do Revalida. Cada estação da prova de habilidades clínicas será pontuada de 0 10, implicando nota máxima de 100 pontos para o conjunto das 10 estações. 

Solicitação de atendimento especializado e tratamento por nome social 

REVALIDA  composto por duas etapas (teórica e prática), o Revalida aborda, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica; cirurgiaginecologia e obstetrícia; pediatria; e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira, que contempla as provas objetiva e discursiva. 

Exame busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. 

Fonte: Ministério da Educação



Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo