As principais autoridades financeiras de Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul expressaram preocupações comuns sobre a recente fraqueza do iene e do won na sua primeira reunião trilateral na quarta-feira (17).
Os ministros das finanças e os banqueiros centrais do Grupo dos 20 países emitiram em 2021 um comunicado reconhecendo como a volatilidade excessiva ou os movimentos desordenados nas taxas de câmbio afetam a estabilidade econômica e financeira.
Yellen, Suzuki e Choi também condenaram “as exportações da Coreia do Norte para a Rússia, bem como a aquisição de mísseis balísticos norte-coreanos pela Rússia, apelando aos dois países para que cessem imediatamente tais operações.
Os três países concordaram também na importância de superar as vulnerabilidades da cadeia de abastecimento. “Reafirmando a importância dos países do Sudeste Asiático e das Ilhas do Pacífico, combinaremos esforços para fortalecer a sua resiliência macroeconômica e financeira”, afirmaram.
“Vejo margem para aprofundar ainda mais a nossa cooperação em objetivos-chave partilhados na região e em nível mundial, tais como a expansão de cadeias de abastecimento resilientes, o combate à coerção econômica e o combate à evasão de sanções”, disse Yellen no início da reunião.
A segurança global está cada vez mais complexa com a guerra da Rússia contra a Ucrânia, bem como com o risco nuclear da Coreia do Norte e o agravamento da situação no Oriente Médio, disse Suzuki, acrescentando que a comunicação estreita será cada vez mais importante para manter a região do Indo-Pacífico livre e aberta.
A segurança econômica tornou-se um objetivo político crucial, disse Choi. É necessária uma resposta estratégica para o comércio e para evitar perturbações na cadeia de abastecimento, acrescentou.