Embaixadoras de institutos brasileiros dizem que foram alvo de racismo de 3 alunas em Harvard | Empresas

Redação
Redação

A embaixadora do Instituto DuClima, Naira Santa Rita, disse neste domingo (7) em palestra durante o segundo dia da Brazil Conference em Harvard e MIT que, ao lado de outra embaixadora de instituição brasileira, foi vítima de racismo por parte de três alunas enquanto participava do evento promovido pela comunidade de estudantes brasileiros em universidades americanas.

O vídeo do relato foi transmitido pelo canal da Brazil Conference no YouTube.Segundo Naira, ela e Marta Melo, embaixadora do Instituto Sapiência, participavam como ouvintes de uma palestra em Harvard quando ouviram comentários, vindos de “três meninas brancas” brasileiras, em inglês, acerca “dessas mulheres negras”, questionando se haveria “piolho em seus cabelos e dreads”.

As duas embaixadoras fazem parte de um grupo de líderes comunitárias convidadas pela organização. Naira afirmou que ela e Marta não confrontaram as estudantes porque teriam sido vistas “como mulheres negras raivosas, escandalosas e até mesmo vitimistas”.Naira perguntou ainda “o quão a comunidade brasileira aqui presente, e os demais, realmente agem para combater o racismo e efetivamente praticar o antirracismo”.

Em nota, a Brazil Conference Informou que repudia “veementemente qualquer ato de discriminação racial”, não compactua com esse tipo de comportamento em seus eventos e está “comprometida em promover um ambiente inclusivo e diverso, onde todas as vozes são respeitadas e valorizadas”. E acrescentou: “Lamentamos profundamente qualquer incidente de racismo que tenha ocorrido durante o evento e estamos tomando medidas para endereçar o acontecido”.

Naira agradeceu a alguns organizadores “pela acolhida e intencionalidade em promover efetiva tratativa ao que ocorreu”, e também pelo comprometimento de não permitir que seja negociável que situações como essa ocorram nas próximas edições da Brazil Conference.

No final de sua fala, Naira diz que seu intuito é que “a Brazil Conference, seus financiadores e sponsors, como YouTube, Nomad, Fundação Lemann e outros, consigam a partir desta histórica décima edição, se fortalecer na construção genuína e no legado no que realmente queremos como Brasil hoje, e que não existe Brasil sem diversidade”.

A repórter viajou a convite da Brazil Conference em Harvard e MIT.

Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo