Dengue: Campinas usa inteligência artificial para monitorar paciente com sintomas

Redação
Redação

Com o avanço da dengue e a projeção de que Campinas (SP) registre até 100 mil casos ao final de maio, a Secretaria de Saúde adotou o uso de inteligência artifical para monitorar e orientar pacientes com sintomas da doença. A metrópole tem 18.371 infectados e três mortes até esta quinta-feira (14).

O sistema que funciona com o envio de mensagens via WhatsApp para verificar se há algum sinal de alerta na evolução dos sintomas entrou em operação nesta semana, e é direcionado exclusivamente aos moradores atendidos na rede SUS municipal, tanto nos postos de saúde como nos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde.

Pelo ChatBot, a pasta identifica se o paciente apresenta algum sinal que mostre a necessidade de retorno ao sistema de saúde. Dos 3.142 comunicados disparados na terça (12), primeiro dia do serviço, 1.146 usuários retornaram e 413 deles foram orientados a retornar ao serviço de saúde.

Pelas mensagens, a inteligência artificial faz duas perguntas:

O número usado pelo sistema é (19) 9-9604-3012, e a identificação se dá pela assistente virtual ANA – Acesso Fácil – Saúde Campinas.

Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea Von Zuben destaca que a maior parcela dos pacientes com dengue evolui para manejo de baixa complexidade, que envolve a hidratação adequada, prescita de acordo com o peso, a administração de remédios para diminuir a dor do corpo e a febre.

“Porém, esse paciente pode, no curso da doença, ter algum agravamento e os agravamentos ocorrem por dois motivos, ou porque ele não ingeriu a quantidade de líquido adequado ou porque ele teve um agravamento mesmo e começou a ter alguns sinais que a gente chama de alarme, como vômitos persistentes, sangramento, sensação de desmaio ou desmaio”, explica Andrea.

A diretora do Devisa destaca a importância do telemonitoramento para atender aos pacientes que precisam desses cuidados mais intensos, com a necessidade de internação, por exemplo.

🌡️ A dengue causa febre alta e repentina, dores no corpo, manchas vermelhas na pele, vômito e diarreia, resultando em desidratação.

🚨 Ao apresentar estes sintomas, o morador deve procurar uma das unidades de saúde da cidade para atendimento médico, segundo a Secretaria de Saúde.

🏥 A orientação da Secretaria de Saúde para pacientes com sintomas da dengue é a busca pelos centros de saúde. Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis no site da pasta.

Veja algumas das medidas de prevenção:

LEIA TAMBÉM

Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo