Chá de hortelã melhora digestão e reduz dor abdominal; veja contraindicações
Bebida é reconhecida por seu perfume marcante
Saiba mais
A planta
Trata-se de uma espécie aromática, cuja altura varia de 30 a 100 cm. “O nome correto é Mentha piperita”, descreve a nutricionista Vanderlí Marchiori, conselheira da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFIT).
Composição
Segundo a expert, a planta é riquíssima em menthol, substância responsável por seu aroma, além de elementos como piperitone, pulegona, cineol e limoneno. Apresenta também ácidos cafeico, clorogênico e rosmarínico, entre outros.
Propriedades
Essa combinação ajuda, entre outras coisas, a impedir a formação de gases e reduzir dores abdominais. Tomar chá de hortelã ainda contribui para a digestão.
Vanderlí acrescenta que, por causa do ácido rosmarínico, a hortelã é extremamente antioxidante. “E melhora a produção de bile pelo fígado e, com isso, também favorece a evacuação, sem provocar diarreia”, explica.
Consumo
Existem versões em saquinhos, mas preparar uma bebida com a erva fresca é o mais indicado. “Elas são ainda mais ricas nos compostos”, diz Vanderlí. Que tal cultivar no jardim ou até mesmo em um vaso na varanda de casa?
Quem não pode usar
Pessoas que tenham pedras na vesícula, refluxo, grávidas e mulheres que estão amamentando devem evitar o chá de hortelã.
Leia reportagem
Você sabe o que devemos comer enquanto usamos antibióticos? Confira na reportagem.
Leia aqui