Tudo sobre Samsung
O Samsung Galaxy A54 é um smartphone lançado em março de 2023 e que oferece vários recursos atrativos, mas será que o carregamento por indução é um deles?
O carregamento sem fio tem se tornado cada dia mais procurado e está se popularizado entre os celulares de categoria premium. A tecnologia de carregamento Qi foi adotada por várias marcas, como Apple, Samsung, Xiaomi, Motorola, Asus e Google.
Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar:
Em relação ao Galaxy A54 possuir carregamento por indução, a resposta infelizmente é não. Essa falta de recurso é comum em dispositivos mais acessíveis, onde a prioridade é manter o preço baixo. Para saber mais sobre o modelo, confira o review do A54 clicando aqui.
Sem carregamento por indução, o A54 tem suporte a carregamento de até 25W, mas a Samsung envia um carregador mais simples de apenas 15W que demora 2 horas para completar totalmente a bateria.
Quais modelos da Samsung possuem carregamento por indução?
Além do modelo Galaxy A54, o Samsung Galaxy M54 também não tem suporte para carregamento sem fio por indução. No entanto, é compatível com recarga sem fio Qi. Para recarregar o aparelho, basta colocá-lo em sua base de energia.
Aparelhos da família linha Galaxy S desde o Galaxy S6 (confira lista completa abaixo), e das linhas Galaxy Z Fold e Z Flip também são compatíveis para carregamento sem fio por indução.
Aparelhos da Samsung Galaxy S com carregamento sem fio:
Como funciona
O carregamento sem fio conhecido por indução ou aproximação funciona através da indução eletromagnética. Os carregadores têm uma bobina eletromagnética que funciona como uma bobina de indução. A bobina cria um campo magnético que se assemelha a uma antena, e envia energia para a bobina eletromagnética do celular.
Os smartphones compatíveis com esse tipo de solução conseguem carregar totalmente sem fio por indução eletromagnética. Isso significa que o celular precisa estar sobre uma base carregadora, que deve estar conectada à tomada, e alinhada corretamente com os indutores do acessório, para ocorrer a transferência de energia.
A praticidade é um dos atrativos desse tipo de carregamento. Sem preocupação com fios e cabos, porém, é necessário prestar atenção ao alinhamento dos indutores da base e do smartphone para fazer a recarga. Para que o carregamento sem fio funcione, o celular tem de estar encostado à base de carregamento. O Samsung Galaxy A54 possui boa avaliação sobre suas configurações, embora não seja compatível com o carregamento por indução.