Brasil enfrenta a Espanha em amistoso de combate ao racismo

Redação
Redação

O segundo jogo de Dorival Júnior como treinador da Seleção Brasileira será novamente contra um forte rival europeu, fora de casa, mas desta vez com um detalhe a mais: o confronto contra a Espanha nesta terça-feira (26), no estádio Santiago Bernabéu, em Madri, terá como tema o combate ao racismo. A partida terá início às 17h30 (de Brasília).

O amistoso foi marcado em junho de 2023, na auge de casos de racismo que o atacante da Seleção, e do Real Madrid, Vinícius Júnior sofre na Espanha. Nesses nove meses nada melhorou, o jogador continua sendo chamado de macaco, entre outros insultos raciais, e na segunda-feira (25) ele concedeu uma emocionada entrevista coletiva na qual admitiu que por vários momentos perdeu a vontade de jogar futebol.

Dorival se solidarizou com Vini Jr., chamando de covarde os ataque que sofre, ao mesmo tempo em que precisa tratar a partida como um evento esportivo comum. Ele pretende usar os 90 minutos para observar com calma mais jogadores neste início de trabalho.

“Os jogadores se respeitam, muitos deles [da Espanha] jogam com Vinícius no Real Madrid. Viemos aqui para um compromisso esportivo”, disse o treinador.

Dorival Júnior disse que depende de conversa com seus departamentos médico e de fisiologia para decidir os titulares da Seleção para o jogo contra a Espanha. O treinador adiantou, entretanto, que Endrick, autor do gol da vitória de 1 a 0 sobre a Inglaterra, no sábado (23), começará no banco de reservas.

Havia expectativa da torcida e da imprensa espanhola de que o futuro trio do Real Madrid Rodrygo, Endrick e Vini Jr pudesse atuar junto no estádio da equipe espanhola.

O técnico teme cansaço dos atletas que começaram a vitória sobre a Inglaterra no estádio de Wembley, em Londres. Por isso, ele trabalhou duas formações de time no treino desta segunda-feira (25), no estádio Alfredo Di Stefano, na Ciudad Madrid, complexo esportivo do Real Madrid.

“Temos que ter esse cuidado, buscarmos a opção correta. Se a manutenção de uma equipe, dois dias e meio depois de um jogo intenso como foi em Londres, é a opção correta, se toda essa equipe estará recuperada. Vamos enfrentar uma Espanha que é um time jovem, com posse de bola, então esperamos um jogo com desgaste físico”, disse Dorival Júnior.

“Temos a questão de manter o time, começar a ter uma cara, um encaixe, com os jogadores. Ou também observar outros atletas, já que é um amistoso, e estamos em início de trabalho”, completou Dorival.

Richarlison não esteve à disposição contra a Inglaterra por estar em fase de recuperação de lesão sofrida em seu clube, o Tottenham-ING. E era esperado que ele não teria condições de enfrentar a Inglaterra, mas pode jogar alguns minutos contra a Espanha. Savinho, do Girona, pode ser a surpresa na vaga de Raphinha entre os titulares.

Espanha: Simón; Carvajal, Le Normand, Laporte e Grimaldo; Rodri, Fabián e Dani Olmo; Lamine Yamal, Morata y Nico Williams. Técnico: Luis de la Fuente.

Brasil: Bento; Danilo, Fabrício Bruno (Bremer), Beraldo (Murilo) e Wendell (Ayrton Lucas); Bruno Guimarães, João Gomes (Douglas Luiz) e Lucas Paquetá; Vini Jr, Rodrygo e Raphinha (Savinho). Técnico: Dorival Júnior.

Este conteúdo foi criado originalmente em Itatiaia.

Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo