Análise: ‘Dona Lurdes, o filme’ é uma boa trama, porém robusta e rápida

Redação
Redação

Regina Casé com os filhos da ficção – Foto: (Globo/Angélica Goudinho)

Na última quinta-feira, 28 de março, ocorreu a estreia de ‘Dona Lurdes, o filme’, estrelado pela atriz Regina Casé. A mãe que conquistou o Brasil na novela ‘Amor de Mãe’, da TV Globo, voltou um ano depois e, desta vez, às telonas dos cinemas do Cinemark com uma história repaginada. A protagonista passa por uma transição de personalidade ao notar que seu último filho Ryan, personagem de Thiago Martins, saiu de casa para seguir a vida e ela toma a decisão de deixar a tristeza e melancolia de lado com a ajuda de uma grande amiga Zuleide, que é interpretada pela Arlete Salles, e se joga na vida ao ponto de arrumar um amor, que é o Mário Sérgio, papel realizado por Evandro Mesquita.

Como já deve ser de conhecimento dos leitores, o Área VIP esteve na pré-estreia do filme, evento no qual os atores assistiram pela primeira vez o resultado final junto a imprensa antes da grande estreia, e este redator conversou com o elenco e registrou tudo para vocês.

+ Regina Casé celebra 50 anos de carreira e afirma sobre Dona Lurdes: “Resumo dessa trajetória” 

Análise da Trama!

O filme sobre a vida da Dona Lurdes é basicamente uma continuação sobre a vida da mãe que encantou o Brasil em 2021 após o fim da novela, mostrando como ela ‘está’ atualmente. Por conta deste encantamento dos telespectadores, a produção acabou virando um livro, chamado ‘Diário de Dona Lurdes’, escrito pela autora Manuela Dias, e consequentemente um filme.

A história desenvolvida na versão do cinema é bem legal porque mostra que uma pessoa pode, sim, se reinventar a cada obstáculo, entender que as coisas podem mudar, mas que o sentimento por um filho vai ser sempre o mesmo, independente das escolhas dele. A Lurdes vira um exemplo para todas as mães do Brasil de que a vida sempre continua, que elas não podem esquecer de si mesma, não deixar se abalar ao ponto de cair em uma depressão ou algo relacionamento ao ver que o ninho está vazio.

+ Famosos marcam presença na pré-estreia de ‘Dona Lurdes – O Filme’, estrelado por Regina Casé; confira os looks 

Todo esse processo de evolução da Dona Lurdes é relatado de uma forma simples, engraçada e leve com diálogos rápidos entre os filhos: Camila (Jessica Elen), Érica (Nanda Costa) e Magno (Juliano Cazarré). Principalmente com o Danilo, personagem do Chay Suede, que tem um destaque maior, que é o momento em que ele começa a perceber que a mãe está conhecendo pessoas e até encontrando um amor através dos aplicativos de relacionamento, e não consegue o enganar.

Achei o filme excelente dentro da propositura dele. O único ponto negativo é que, pelo fato da história ser envolvente por retratar a realidade de muitas famílias brasileiras, ele acaba rápido demais e te deixa com um gostinho de quero mais. Vale destacar que é um filme robusto, não dá para esperar grandes acontecimentos (expectativa), pois o foco dele é na Dona Lurdes e a transição dela em relação a sua vida sofrida, sua força de vontade, vitória ao encontrar um grande amor e uma nova visão sobre suas vivências. A Regina Casé consegue se entregar muito bem, te convence, afinal a personagem conquistou o Brasil durante a época que a novela estava no ar.

+ Ao Área VIP, Evandro Mesquita fala sobre seu personagem em ‘Dona Lurdes, o filme’ 

Outro ponto positivo foi a participação de João Gomes na trilha do filme cantando um hit de sua carreira que é a canção ‘Se for Amor’, feat com Vitor Fernandes, o que deixou a trama mais aconchegante além de dançante. Ele também tem algumas interações com a Lurdes. O acerto também se deu porque a voz dele entra justamente no momento em que a personagem conhece seu grande amor, então houve um complemento entre cena e voz.

O filme tem 90 minutos de duração. A trama chegou às telonas no dia 28 de março. Vale ressaltar que ‘Dona Lurdes, o filme’ é o primeiro longa do Núcleo de Filmes dos Estúdios Globo a ser exibido direto nos cinemas.

**As críticas e análises aqui expostas correspondem a opinião de seus autores

Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo