AGU pede remoção de publicações que associam Flávio Dino a irmãos Brazão | Política

Redação
Redação

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu a três plataformas de redes sociais que removam 139 publicações que associam o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), aos irmãos Domingos e Chiquinho Brazão, presos por suspeita de mandar matar a vereadora Marielle Franco (Psol).

Nas mensagens divulgadas, Dino aparece em um vídeo de outubro de 2022 ao lado do então governador eleito do Maranhão, Carlos Brandão. Os textos que acompanham a gravação, no entanto, afirmam se tratar de um dos dois suspeitos.

As notificações foram emitidas pela Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), e dirigidas ao Facebook, X (antigo Twitter) e Kwai. No pedido, a AGU aponta que o conteúdo já foi atestado como falso por diversas agências de checagem.

Segundo o órgão, as publicações listadas alcançaram cerca de um milhão de visualizações e começaram a ser feitas nas três plataformas ainda no domingo, logo após a prisão dos suspeitos.

O pedido é para que o conteúdo seja removido em um prazo de até 24 horas ou que, pelo menos, seja identificado como falso pelas empresas, para deixar claro para os usuários que se trata de uma “fake news”.

Flávio Dino, ministro do STF — Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF

Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo