Explorar ambientes virtuais caminhando fisicamente pode ser limitado por espaços pequenos e pela falta de sensação tátil, como ao abrir uma porta. Para resolver isso, pesquisadores desenvolveram o sistema RedirectedDoors+ (que remete a “portas redirecionadas”), com o uso de robôs e realidade virtual (RV) para criar uma experiência mais realista e segura.
Basicamente, o sistema permite aos usuários interagir com objetos, como maçanetas, sem colidir com as paredes reais. O estudo foi realizado por uma equipe composta por Kazuyuki Fujita, Kazuki Takashima e Yoshifumi Kitamura da Universidade de Tohoku e Morten Fjeld da Chalmers University of Technology e da Universidade de Bergen.
Leia também:
Os robôs do sistema são equipados com maçanetas que se movem, simulando a ação de abrir uma porta enquanto manipulam sutilmente a direção da caminhada do usuário no mundo virtual. Isso previne encontros indesejados com obstáculos físicos e enriquece a experiência tátil.
Os resultados da exploração simulada de RV em seis ambientes virtuais revelaram o desempenho do sistema em relação à velocidade dos passos do usuário, aos trajetos e ao número de “robôs portas”, dos quais foram derivadas as diretrizes de uso. Dê uma olhada:
No estudo, foi possível demonstrar que o RedirectedDoors+ pode reduzir a necessidade de grandes espaços físicos para VR, e testes com usuários confirmaram sua eficácia e segurança. O sistema não apenas aprimora a imersão e interação em ambientes virtuais, mas também tem potencial para ser aplicado em áreas como treinamento, arquitetura e planejamento urbano, abrindo novas portas para o uso da realidade virtual.
Via Tech Xplore