O aplicativo do YouTube para smart TVs agora roda “protetores de tela” – semelhante ao que Netflix e Chromecast fazem, por exemplo. As imagens começam a aparecer após o aplicativo ficar aberto por aproximadamente cinco minutos sem tocar algo – seja em alguma tela (página inicial, feed de inscrições, lista de vídeos para assistir mais tarde) ou num vídeo pausado. É o que Olhar Digital constatou em testes.
Para quem tem pressa:
A novidade pode ter lá sua utilidade para quem costuma deixar a TV ligada no modo stand-by – isto é, de prontidão caso bata a vontade de assistir algo sem ter que trabalhar a paciência de ligar o aparelho “do zero” e esperar tudo carregar. O recurso também pode ser útil para quem costuma demorar para ir de um vídeo para o outro e/ou de deixar os vídeos pausados por algum tempo considerável, seja pelo motivo que for.
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‘Protetores de tela’ do YouTube
Geralmente, novos recursos envolvem alguma ação por parte dos usuários. No caso desta, é o contrário. Se você ficou curioso para testá-la, basta abrir o aplicativo do YouTube na sua TV (vale checar se dá para atualizá-lo), cruzar os braços e esperar por aproximadamente cinco minutos.
Se você deixar o aplicativo aberto na tela inicial, por exemplo, imagens aleatórias e belas aparecerão eventualmente. A princípio, é bem parecido ao que o Chromecast faz na tela inicial. A diferença é que, no caso do YouTube, dá para “entrar” no vídeo do qual a imagem foi extraída ao apertar a seta para cima no controle da TV. Outra diferença é que as imagens não trazem informações adicionais – por exemplo: hora e clima. E, pelo menos por ora, não dá para ajustar o novo recurso.
Já quando você deixa um vídeo pausado por algum tempo, o aplicativo transforma a thumbnail dele (aquelas miniaturas que servem como imagens de destaque) numa espécie de papel de parede. Para retomar ao vídeo, basta apertar qualquer botão do controle e, depois, no botão de play dele.
Com esse recurso dos “protetores de tela”, o YouTube pode até virar uma espécie de tela inicial das TVs. Isso porque a funcionalidade oferece, em essência, o mesmo que a tela inicial do Chromecast. De um lado, é puramente estético. De outro, pode ser realmente útil – e sem exigir esforço.