A declaração do Imposto de Renda 2024 começa dia 15 de março e vai até 31 de maio. Para declarar, é necessário reunir uma lista de documentos que serão utilizados para preenchimento da declaração.
A quantidade de documentos é extensa, mas seguindo o checklist abaixo e se organizando com antecedência é possível reunir todos os registros com tranquilidade.
Lista de documentos para declarar IRPF
- Documentos pessoais: reúna seu RG e CPF e, caso tenha, dos seus dependentes. Seus dados bancários e o comprovante de residência também são necessários.
- Informe de rendimentos: esse documento é fornecido pelo RH ou financeiro da empresa onde trabalha e conta com os rendimentos e descontos do ano anterior.
- Informe de rendimentos financeiros e de aplicações: os dados são fornecidos pelo banco e é possível acessá-los via aplicativo. Caso tenha dúvidas, entre em contato com a sua instituição financeira.
- Comprovantes de despesas médicas: caso não haja nota fiscal, o documento precisa do nome, endereço, CPF ou CNPJ do prestador, além da data e assinatura do médico. Se você tem plano de saúde, peça os dados para a operadora.
- Comprovantes de despesas com ensino: documentos que atestam gastos com educação. Em caso de dúvidas, converse com a escola ou a instituição de ensino.
- Documentação de imóveis e veículos: propriedades e/ou veículos financiados também devem ser declarados. Separe as certidões, contratos de financiamento e outros documentos que comprovem a compra.
- Recibos de aluguel: aqui vale tanto para locadores, quanto para locatários. Reúna as cópias dos recibos de pagamento ou recebimento ao longo do ano anterior.
- Contrato Social de empresas que é sócio: se você faz parte de uma sociedade, o contrato social também é um documento necessário. Se tiver dúvidas, o contador da empresa pode ajudar.
- Extrato do Carnê-Leão: se você for autônomo, esse documento é importante para comprovar seus rendimentos e ele pode ser obtido junto à Receita Federal.
Deduções permitidas no Imposto de Renda
Entre as deduções permitidas na Declaração do Imposto de Renda 2024, destacam-se despesas com saúde, como consultas médicas e internações, assim como gastos com educação, como mensalidades escolares.
Além disso, contribuições para a previdência social, como o INSS, são consideradas dedutíveis, proporcionando ao contribuinte a possibilidade de abater uma parte do valor pago ao longo do ano.
Despesas relacionadas à pensão alimentícia também podem ser deduzidas, desde que estejam em conformidade com as regras estabelecidas pela legislação.
No cenário imobiliário, os juros de financiamento de imóveis e os gastos com aluguel também podem ser deduzidos, desde que observadas as condições estabelecidas pela Receita Federal.
É importante ficar atento às regulamentações vigentes e garantir que todas as deduções estejam respaldadas por documentação comprobatória.
Como declarar o Imposto de Renda 2024
A declaração do Imposto de Renda é um processo que pode parecer complexo, no entanto, com a devida organização, é possível realizá-la sem grandes complicações. Veja o passo a passo aqui.