Alguns alimentos podem ajudar a controlar a pressão alta, uma condição que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Confira a seguir algumas dessas dietas e entenda como elas contribuem para a saúde cardiovascular.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que cerca de 1,13 bilhão de pessoas em todo o mundo tenham pressão arterial elevada. Mas, apenas no Brasil, a hipertensão atinge aproximadamente 36 milhões de indivíduos, de acordo com o Ministério da Saúde.
O que comer quando se está com a pressão alta?
- Grãos integrais (30g/dia) podem reduzir a pressão em até 8%;
- Frutas (100g/dia) contribuem com uma redução de 3%;
- Nozes (28g/dia) podem diminuir a pressão até 30%;
- Laticínios (200g/dia) têm um efeito redutor de 5%.
Por que a alimentação influencia a pressão arterial?
Estudos confirmam a ligação entre o que comemos e o risco de desenvolver ou agravar a hipertensão.
Por isso, alimentos específicos podem oferecer benefícios significativos, ajudando a reduzir a pressão arterial.
Em contraste, o consumo de carnes vermelhas, carnes processadas e bebidas açucaradas apresentou um aumento no risco de hipertensão.
Créditos: iSTock
Quais dietas são boas para o controle da pressão arterial?
Esta dieta é famosa por promotora de longevidade e boa saúde. Ela prioriza o consumo de alimentos integrais e frescos, como vegetais, frutas e grãos integrais.
Além disso, valoriza o azeite de oliva como fonte de gordura e sugere um consumo moderado de vinho tinto.
Desenvolvida especificamente para combater a hipertensão, a DASH foca na redução do sódio e no aumento do consumo de frutas, vegetais e grãos integrais.
Portanto, proteínas magras e a limitação de alimentos ricos em gorduras saturadas completam as recomendações.
Por fim, a dieta aleolítica propõe um retorno aos hábitos alimentares de nossos ancestrais, restringindo a ingestão de alimentos processados e promovendo carne magra, vegetais, frutas e sementes.
Créditos: iSTock
O que ajuda a baixar pressão alta?
- Alimentação saudável: Reduzir a ingestão de sódio, gorduras saturadas e alimentos processados, e aumentar o consumo de frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras pode ajudar a controlar a pressão arterial.
- Exercícios físicos regulares: Praticar atividades físicas aeróbicas, como caminhada, natação, ciclismo ou corrida, por pelo menos 30 minutos na maioria dos dias da semana, pode ajudar a reduzir a pressão arterial.
- Manter um peso saudável: O excesso de peso está associado a um aumento da pressão arterial. Portanto, perder peso através de uma dieta equilibrada e exercícios físicos pode ajudar a reduzir a pressão arterial.
- Reduzir o consumo de álcool: O consumo excessivo de álcool pode elevar a pressão arterial. Por isso, deve se reduzir a quantidade de álcool consumida ou, idealmente, evitá-lo, pode ajudar a controlar a pressão arterial.
- Gestão do estresse: Técnicas de relaxamento, como meditação, ioga, tai chi, ou simplesmente reservar tempo para atividades que tragam prazer e relaxamento, podem ajudar a reduzir a pressão arterial.
- Limitar a cafeína: Em algumas pessoas, o consumo excessivo de cafeína pode elevar a pressão arterial. Então, limitar a ingestão de cafeína de fontes como café, chá e refrigerantes pode ajudar a controlar a pressão arterial.
- Parar de fumar: O tabagismo pode causar danos às artérias, aumentando a pressão arterial. Parar de fumar pode melhorar significativamente a saúde cardiovascular e ajudar a reduzir a pressão arterial.